30 de maio de 2008

FALA GENTE VIVA!

Ano 01. Número 01. Periodicidade Eventual



Trocando de faixa

Além das oficinas de dança, o Projeto ganhou também em qualidade com a inauguração da oficina de Karatê, ministrada pelo professor Marco Valério e alguns auxiliares seus alunos. Professor Marco é faixa preta na tradicional luta japonesa, e consegue, com muito jeito e responsabilidade, colocar os meninos e meninas numa disciplina de dar inveja, ao menos durante o tempo em que estão na oficina. O professor sempre lembra aos participantes da oficina de Karatê que estes não estão ali para aprender a lutar, mas para exercitar a mente e o corpo, o auto-domínio e a auto-confiança. No mês de junho os “Karatecas” vão fazer um exame de faixa, diante de um professor de outra academia de Petrópolis. Aqueles que forem aprovados no exame vão passar da faixa branca para a faixa amarela. Também não é demais lembrar que o professor Marco Valério, bem como seus auxiliares, são membros de uma academia com sede no Japão, a Shotocan Karatê-Do international, e, de tempos em tempos têm que fazer um exame diante de professores autorizado por aquela academia.


Graduado Coiote e o berimbau

Falando em artes marciais, uma das oficinas que faz mais sucesso no Projeto é a oficina de capoeira. “Mestre” Evandro, vulgo Coiote, tem muito jeito com os alunos, principalmente os mais novos. Os alunos e alunas da capoeira também farão um batismo no mês de setembro, diante dos examinadores da Abadá capoeira do Rio de Janeiro, à qual pertence o professor Evandro, para poderem receber a corda.



Boxe: o retorno

O boxe, que andou meio devagar nos últimos meses, está recomeçando dia 03 de junho. Guilherme, nosso grande amigo e colaborador, mesmo não podendo continuar, conseguiu um estudante estagiário de educação física, Diego, para ministrar as aulas de boxe. Seja bem vindo Diego!


Mãos que fazem

Além das oficinas e outras que continuam funcionando a pleno vapor, o Projeto ganhou também uma oficina de artesanato. Irmã Jailda e irmã Daniela, das irmãs franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, estão ensinando vagonite (bordado) e confecção de velas. As alunas estão entusiasmadas com a descoberta dos novos talentos. Uma das alunas, Gracinha, se dispôs a ensinar tricô para as amigas. Assim, acabou de nascer uma nova oficina. As irmãs são muito queridas pelas alunas, pois, sintonizadas com aquilo que é o espírito do Projeto Gente Viva, além de ensinar a oficina, passam valores e virtudes nos quais acreditamos.


ABC Vivo

Uma última oficina está sendo organizada, e começa dia 27 de maio: Educação de Jovens e Adultos (alfabetização). Frei Carlos Clair Wuicik, que mora na comunidade Oswaldo Cruz, aceitou o convite para ser o mestre de vários alunos adultos que querem aprender a ler e escrever. Frei Carlos está animado, e os alunos muito mais.


Caminhada Ecológica

O Projeto Gente Viva não vive apenas das oficinas que funcionam cotidianamente no espaço. Outras atividades são realizadas, visando integrar os participantes, alunos e voluntários, aproveitando todas as oportunidades que possam trazer benefícios para as pessoas que deles participarem. Assim, pelo segundo ano consecutivo, vários membros do projeto participaram da Caminhada Franciscana Petrópolis-Paty do Alferes. Depois de uma noite de chuvas torrenciais, um grupo mais corajoso se aventurou a ir até o local do início da caminhada. Foram abençoados com um dia de sol maravilhoso, que tornou a caminhada quase um passeio por aquela imensidão verde que é a Mata do Facão. Foram 7 km e meio de ida e o mesmo tanto de volta. No encontro com a comunidade de Paty, algumas crianças do Projeto, ensaiadas por frei Cleber, encenaram uma bela canção falando da natureza e da criação.


Saúde da mulher

Um momento importante no projeto foi à palestra sobre a “Saúde da Mulher”, com um médico ginecologista, Dr. Diller. Foi muito apreciado, pelas mulheres que participaram.


Formando formadores

Um projeto, para funcionar bem, não pode descuidar da formação dos voluntários. Desta forma, tivemos vários momentos formativos. O primeiro deles foi ainda ao mês de fevereiro, dia 15, com todos os voluntários, para planejarmos as atividades do ano. Depois, no mês de março, dia 26, tivemos uma formação especial, com frei Gustavo Medella, que falou aos voluntários sobre o tema “Voluntariado”. Frei Gustavo discorreu sobre o espírito que deve animar um voluntário, sobre as responsabilidades que envolvem tal opção comunitária. Na linha de formação dos membros do Projeto, frei Cleber Rosa dos Santos participou do encontro do Sefras, em Guaratinguetá, no mês de março.

Além da formação dos voluntários e coordenadores do Projeto, é fundamental continuarmos com a formação dos pais e responsáveis pelas crianças e jovens que freqüentam as oficinas. Assim, desde o mês de fevereiro foram feitas reuniões com os responsáveis ou participantes (se adultos), de todas as oficinas. O objetivo é conscientizá-los da natureza do Projeto, buscando envolvê-los para que se tornem, de algum modo, agentes de transformação na comunidade. Passamos também alguns elementos ligados à disciplina e normas do Projeto, além de pedir aos pais que mandem os boletins dos filhos, no fim de cada bimestre. Um dos resultados destas reuniões é o número de voluntários que se oferecem para ajudar na manutenção e limpeza do Espaço Gente Viva.


“Dançando a Vida”

O ano de 2008 trouxe boas perspectivas para o projeto Gente Viva. Várias oficinas foram inauguradas e novos voluntários vieram se juntar ao sonho de oferecer possibilidade de vida digna aos membros da comunidade Oswaldo Cruz. Duas novas oficinas de dança foram inauguradas este ano: Street Dance e Jazz. Continuamos com o balé e com a dança do ventre. O balé conta com cinco turmas, e a dança do ventre com três. Estas oficinas de dança estão preparando uma coreografia, que deverá ser apresentada no fim do ano, num teatro público da cidade de Petrópolis a ser definido (Municipal ou Centro de Cultura). A coreografia tem como tema “Dançando a Vida”. Uma ótima notícia veio trazer mais ânimo a todos os que partilham as dores e alegrias do Gente Viva: duas alunas do balé foram agraciadas com bolsas de estudo. Estas duas alunas estão se preparando para um exame oficial no meio do ano, diante de um examinador da "Royal Academy of Dance" de Londres, que é a Academia da qual faz parte a professora Aline, que ministra as aulas no Projeto. Estamos correndo em busca de “padrinhos” ou “madrinhas” para as meninas, pois o exame tem custos.


Amigos do Projeto Gente Viva!

Todas as atividades que foram sucintamente relatadas não existiriam se não fossem os voluntários e voluntários que tão generosamente se doam ao Projeto. Além destes, temos os “amigos do Gente Viva”, pessoas que, conhecendo o Projeto mas não podendo engajar-se como voluntários, ajudam de outras formas. Destacamos aqui a doação de uma mesa e algumas cadeiras para as crianças da oficina “Coisas e Trecos”, que funciona diariamente, a qualquer hora, na entrada do projeto, com crianças lendo os livros que deixamos à disposição sobre as mesas, desenhando, pintando, escrevendo. Foram doadas pelas irmãs do Instituto Social São José. Lembramos a empresa Pássaro Livre, confecção de malhas, que através do Robson está preparando as camisetas e abadás dos alunos da capoeira. Recordamos o Dr. Geraldo Menezes, médico pediatra, que está fazendo a avaliação médica dos alunos do Karatê. Além desses, outros queridos amigos sempre nos “socorrem” em momentos de desespero.

Muito Obrigado!


Os dados concretos aqui relatados são apenas uma pequena parte do que é o Projeto Gente Viva. Muita coisa boa e bonita acontece naquele espaço vivo, a cada dia.

Queremos aproveitar para agradecer a todos aqueles que colaboram conosco de qualquer forma, voluntários, parceiros, amigos. Esperamos poder contar sempre com o apoio e as colaborações dos que acreditam neste trabalho. Com este apoio, voluntários, colaboradores e coordenação poderão levar em frente vários novos projetos que estão sendo programados para este ano, e que oportunamente serão comunicados.



Queridos amigos, parceiros, colaboradores, animadores, participantes do Projeto Gente Viva: apresentamos a você o nosso boletim Fala Gente Viva! É o modo mais simples e direto que encontramos de partilhar as coisas boas que acontecem diariamente naquele espaço que aos poucos está se tornando um lugar gostoso de convivência, de crescimento responsável, de troca de saberes e “sabores”, de encontro e conscientização. As periodicidades deste boletim, como poderão constatar, será “ocasional”. Isso quer dizer que será publicado quando tivermos fatos e notícias a serem partilhados com nossos amigos, parceiros, mas também com todos aqueles que nem sempre estão a par do que acontece no Gente Viva. Por outro lado, o Fala Gente Viva! Quer estimular aqueles que ainda não conhecem o Projeto a fazerem uma visita, a virem partilhar conosco os seus saberes, suas idéias, seus talentos, seus sonhos. Como dizia um famoso escritor (Edward Schillebeeckx): “Um sonho sonhado sozinho permanece apenas um sonho. Um sonho sonhado junto pode tornar-se realidade”. Venha sonhar conosco!

Equipe Gente Viva




Responsabilidade: Projeto Gente Viva
Rua: Nossa Senhora Aparecida, Núm. 165, Bairro Oswaldo Cruz
Valparaíso, Petrópolis R.J
Blog: www.ProjetoGenteViva.blogspot.com
E-Mail: jornalgenteviva@yahoo.com.br